parallax background

80 Anos

Referência na comunicação


Em 2019, o Sistema Catarinense de Comunicações completou 80 anos de uma história permeada pela inovação, pelo compromisso com a ética e pela responsabilidade social. Fundado por Carlos Joffre Amaral, o SCC se tornou uma referência na comunicação. Um grupo moderno, formado por empresas que atuam exclusivamente no ramo da comunicação e que contribuiu diariamente para integrar o Estado de Santa Catarina e construir a identidade catarinense.

Trabalhando em fábrica de rádios em São Paulo, Carlos Joffre Amaral foi enviado, em 1939, à Lages para consertar os, recém adquiridos, aparelhos de rádio que apresentavam defeitos de fabricação. Decidiu ficar em definitivo logo em seguida instalou alto-falantes na principal praça da cidade. Através desse sistema, inovador para época, eram transmitidas notícias nacionais e internacionais, além de músicas e recados à população. Foi através desse sistema, que a comunidade de Lages ficava sabendo das notícias da Segunda Guerra Mundial e a morte de Getúlio Vargas, por exemplo. Assim nascia “A Voz da Cidade”.

Para celebrar os 80 anos de história, o Sistema Catarinense de Comunicação produziu um documentário que conta os principais momentos da história do Grupo. Por meio de relatos de diretores, colaboradores do passado e atuais, além de imagens históricas, a produção destaca a criação da Voz da Cidade, por Carlos Joffre Amaral, que seria o embrião de um dos maiores grupos de comunicação do país. O documentário também destaca a história da Rádio Clube de Lages, do SCC/SBT, além dos demais veículos e empresas que compõem o Grupo SCC. Mais do que um arquivo histórico, o documentário sobre os 80 anos do SCC enfatiza a sua importância para a sociedade catarinense, bem como os seu pioneirismo e as iniciativas inovadoras que fazem deste, o grupo de comunicação que mais cresce no Sul do Brasil e um dos mais importantes e sólidos do país.


Assista ao Documentário no SCC PLAY:

Memorial do SCC

Resgate da história da comunicação


O Sistema Catarinense de Comunicações inaugurou no dia 26 de agosto, um novo e moderno espaço em seu prédio, em Lages, para contar a sua história e os acontecimentos mais importantes da comunicação na serra catarinense. O Memorial do SCC integrou o calendário de ações em comemoração aos 80 anos do grupo fundado por Carlos Joffre Amaral. O espaço possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais e a visitação deve ser agendada com antecedência através do telefone (49) 3221-3000.

O Memorial do SCC é um verdadeiro resgate da história, pois é resultado de uma intensa pesquisa histórica, que contou com o empenho de diversos profissionais e cujo resultado poderá ser conferido por toda a comunidade catarinense. Para Roberto Amaral, presidente do SCC, o Memorial é um importante investimento do Sistema Catarinense de Comunicações na preservação de sua memória e um presente para a população. “A essência de toda empresa de comunicação está em sua proximidade com a comunidade e no impacto social que ela gera. O SCC sempre contou com um grande capital social, seja por meio da nossa responsabilidade ou mesmo por estar diuturnamente levando informação e entretenimento aos lares catarinenses. A inauguração do nosso Memorial é um marco para a comunicação em Santa Catarina e no Brasil, afinal, todo investimento realizado em conhecimento e cultura produz impactos muito positivos no nosso processo civilizatório”.


 

Galeria

WEBMAIL